A E-REDES concluiu a ligação de uma nova central fotovoltaica no concelho de Setúbal à rede de distribuição de eletricidade, permitindo que a mesma entrasse em pleno funcionamento no passado dia 12 de agosto. Para que tal fosse possível, foi necessário proceder à construção de um painel de 60 kV no Posto de Corte de Algeruz.
Esta ligação representa a entrada de mais 20 MVA de energia renovável na rede de distribuição, com capacidade para fornecer eletricidade a cerca de 12 mil habitações. Tendo em conta que 55 por cento dos concelhos em Portugal Continental possuem menos de 12 mil instalações de consumo em Baixa Tensão Normal, esta central consegue abastecer cidades como Alcochete, Macedo de Cavaleiros, Mealhada, Amares, entre outras.
Esta é a terceira ligação de um centro electroprodutor à rede de distribuição, operada pela E-REDES, no âmbito dos leilões de 2019. A 11 de maio foi ligada uma central solar em Alandroal, com 10 MVA, e a 29 de julho foi a vez de uma central fotovoltaica em Soure, com 13 MVA.
Com a ligação de mais este centro electroprodutor, a E-REDES, em 2022, ultrapassou a potência instalada e ligada à rede de distribuição, num total de 211 e 168 MVA respetivamente, superando os valores totais de 2021, quer em potência, quer em número de ligações.
Até ao final do ano, a E-REDES prevê concluir a ligação de um conjunto relevante de novas centrais, num valor superior ao já ligado até à data, o que demonstra o compromisso da Empresa com a transição energética no país.