Em colaboração com a Águas e Energia do Porto, a Agência de Energia do Porto e a Camara Municipal do Porto, a E-REDES inaugura o novo espaço do Pavilhão da Água com uma exposição dedicada ao seu papel de facilitadora da transição energética. O objetivo é aproximar o cidadão à marca, explicando todo o processo da distribuição de eletricidade e como esta impacta o dia a dia de cada um de nós.
A exposição conta com três painéis interativos:
Painel exemplificativo do ciclo energético da produção ao consumo com destaque para o papel e do contributo essencial do operador de redes no caminho da transição energética, enquanto facilitador da mesma.
Maquete interativa que permite experienciar o efeito dos instrumentos disponíveis a favor da transição energética. Quem interage com esta maquete percebe de que forma o comportamento que adotamos em nossas casas pode impactar a transição energética e contribuir para uma maior eficiência. A interação traduz os níveis de consumo dos eletrodomésticos que utilizamos em nossas casas, tendo em linha de conta uma casa eficiente, com painel solar e produção própria de energia e carregamento de veículo elétrico.
Num painel em formato de smartphone desafiamos os visitantes da exposição a responderem a perguntas sobre os conceitos subjacentes à eficiência energética e damos a conhecer formas de como todos podemos contribuir para as mesmas. Depois de transmitidos os conceitos no painel 1, através da maquete interativa, aqui são testados e reforçados os conhecimentos.
Esta iniciativa enquadra-se no caminho da E-REDES como facilitadora da transição energética ao promover uma distribuição de eletricidade cada vez mais tecnológica, eficiente e sustentável e pretende formalizar a cooperação entre estas três entidades através da concretização desta exposição em prol do desenvolvimento sustentável através da utilização inteligente da energia e da sua interface com o ambiente.
É fundamental a consciência de que o comportamento adotado nas nossas casas pode impactar a transição energética e contribuir para uma maior eficiência.
Este é o caminho que nos permite economizar nos níveis de consumo, nos gastos com energia e na pegada de carbono.