Notícias

E-REDES participa na construção do Futuro

Evento aconteceu em Lisboa nos dias 25 e 26 de janeiro, e  contou com o patrocínio da Microsoft e organização da imatch.

Desde 2019, o Building The Future é um dos principais eventos portugueses de Transformação Digital. Nesta edição, o painel Role of Technology in Energy Transition (O papel da tecnologia na Transição Energética) contou com Joaquim Teixeira, diretor da Plataforma Digital da E-REDES, que endereçou os desafios da Transição Energética, os impactos que tem sobre a rede elétrica e o papel fundamental do Operador de Redes de Distribuição, neste processo de transformação da sociedade. 

Neste sentido, foram mencionados como principais desafios para o setor: o forte crescimento da produção distribuída renovável e a rápida eletrificação da sociedade; os crescentes fenómenos climáticos, adversos e extremos, que colocam grande pressão nas redes; e os novos modelos de mercado, com um grande foco no autoconsumo e nas comunidades energéticas, que estimulam ao aparecimento de novos serviços como a flexibilidade. 

A E-REDES como operador de Rede tem um papel crucial nesta transição, quer através da automação e inteligência nas redes, para as tornar mais resilientes, seguras e capazes de integrar a produção renovável disponível; ou ainda através da disponibilização de plataformas digitais de suporte à facilitação de mercado, para potenciar novas soluções de eficiência energética. 

Para ilustrar esta intervenção do Operador de Rede na Transição Energética apresentou 2 exemplos de projetos que a E-REDES desenvolve: 

1) O projeto LVControl consiste no reforço, automação e inteligência nas redes de distribuição através de observabilidade (combinação de sensores instalados em Postos de Transformação e dados de contadores inteligentes para supervisão das redes de Baixa Tensão (BT) em “tempo real”) e de controlabilidade (que permite estimar estados de funcionamento e fazer comando e controlo da rede BT, similar às redes Alta e Média Tensão).  

2) O Open Data é o portal de acesso livre e gratuito, de partilha de dados da rede de distribuição energética em todo o território continental, contando já com 17 datasets que conferem diferentes perspetivas da rede. Vem promover a transparência e atua como catalisador da transição energética e smart cities, na medida em que promove a inovação de produtos ou serviços e estimula a cocriação de valor com as autarquias, agências de energia, e comunidade científica, entre outras entidades da sociedade. 

A Transição Energética necessita de uma frente unida de esforços, em estreita articulação com todos - governantes, sociedade, empresas, academia - para que seja possível um Futuro cada vez melhor e mais sustentável.

Joaquim Teixeira, Diretor da Plataforma Digital da E-REDES