Com o desenvolvimento de soluções e serviços que permitem a integração massiva da Geração Distribuída (GD), armazenamento de energia e a participação ativa dos consumidores, o projeto EUniversal visa adequar o conceito de Universal Market Enabling Interface (UMEI).
A UMEI procurará superar as limitações que os Operadores de Rede de Distribuição (ORD) experienciam no uso de flexibilidade, abordando a interligação dos mercados de eletricidade com a gestão ativa do sistema.
O projeto EUniversal, liderado pela E-REDES, visa desenvolver uma abordagem universal sobre o uso da flexibilidade pelo ORD e sua interação com os novos mercados de flexibilidade, viabilizada através do desenvolvimento do UMEI.
O UMEI materializou-se no projeto de arquitetura conceptual e na implementação de uma combinação padrão, agnóstica, adaptável e modular de diferentes APIs (Application Programming Interface) para vincular ORDs e agentes do mercado com plataformas de mercado de flexibilidade, em coordenação com outros utilizadores de flexibilidade. Essa abordagem permite a comunicação distribuída sem a necessidade de um hub central.
A UMEI consiste em APIs publicamente disponíveis, permitindo que qualquer parte interessada as adote ou desenvolva novas APIs relativas a novos serviços, respeitando a especificação da interface UMEI.
Esta versão será testada no âmbito dos esforços de demonstração, nomeadamente em Portugal, Alemanha e Polónia, e melhorada de acordo com os insights recolhidos.
A UMEI está disponível publicamente no GitHub e no website do projeto permitindo que qualquer stakeholder (ORD, Operador de Mercado, Agregadores, Consumidor e até Operadores de Sistemas de Transporte) o adote ou desenvolva novas APIs referentes a novos serviços, respeitando a especificação de interface UMEI.