Notícias

EDP Distribuição recupera rede elétrica afetada por condições climatéricas adversas

A EDP Distribuição informa que com os trabalhos realizados durante o dia de hoje, foi restabelecido na quase totalidade, o fornecimento de energia elétrica a diversas localidades dos distritos de Bragança, Vila Real e Viseu, afetados pelas condições climatéricas da última noite, nomeadamente a quebra significativa de postes e linhas de Alta e Média Tensão por excesso de peso, devido a um fenómeno denominado sincelo.

As equipas operacionais, reforçadas por técnicos deslocados das regiões de Portalegre, Santarém, Aveiro e Coimbra, têm enfrentado a neve, o gelo e o vento, o que tem dificultado extraordinariamente a realização dos trabalhos na rede elétrica de distribuição, uma vez que muitas estradas estão intransitáveis tanto pela neve, formação de gelo, bem como por árvores derrubadas.

Até este momento foram ligados 27 Geradores de Emergência e 2 Centrais Móveis. Outros equipamentos poderão ser ligados logo que as estradas ofereçam as mínimas condições de segurança para a circulação das viaturas.

A colaboração da Proteção Civil e da GNR tem sido fundamental para que as equipas se possam deslocar em segurança.  

Assegurado o fornecimento em situações excecionais, foi dada especial atenção às ligações de clientes prioritários e serviços públicos essenciais, como sejam estações elevatórias de água, IPSS e antenas de telecomunicações.

A situação mais complicada surge em Miranda do Douro com diversas linhas partidas. Apesar da gravidade da situação, tudo faremos para, no mais curto espaço de tempo, repor o fornecimento de energia elétrica nesta localidade.

NOTA: Alertamos todas as pessoas, nas regiões atingidas pelo temporal, para, por razões de segurança, não tocarem em quaisquer linhas partidas e também para o cuidado a ter com a colocação de geradores em locais pouco ventilados, podendo o seu uso inadequado provocar intoxicações.