O projeto OneNet visa criar as condições para uma nova geração de serviços de rede capaz de explorar plenamente a resposta à procura, armazenamento e geração distribuída, criando simultaneamente condições justas, transparentes e abertas para o consumidor.
Como resultado, enquanto cria mecanismos para integrar a rede elétrica Europeia, o projeto visa construir uma abordagem centrada no cliente para a operação da rede.
A E-REDES desempenha um papel preponderante neste projeto, como coordenador técnico e líder do Cluster Western. As demonstrações deste Cluster estão a decorrer em três países diferentes – Portugal, Espanha, França - e permitem a implementação de mecanismos flexíveis para responder às necessidades tanto do DSO como do TSO, com foco relevante na coordenação entre as partes. Como coordenador técnico tem várias responsabilidades dentro da OneNet, nomeadamente, certificar-se que a solução técnica definida é implementada com sucesso em todas as demonstrações.
Nos passados dias 12 e 13 de Maio foi realizada a primeira General Assembly presencial do projeto OneNet. A E-REDES esteve representada por José Miguel Cruz e Carlos Damas Silva (Direção de Projetos e Poíliticas Europeias), sendo os principais focos de discussão a solução técnica transversal a todo o projeto e as demonstrações que se encontram em pleno desenvolvimento.
Na demonstração portuguesa, liderada pela E-REDES e desenvolvida em parceira com a REN, INESC TEC e R&D NESTER e tendo como base projetos anteriores, estão a ser desenvolvidos use cases para a troca de informações relacionadas com Flexibilidade da rede e com o Planeamento operacional da rede entre os Operadores de Sistema de Distribuição e Transmissão.
A inovação é um dos pilares do projeto, no qual será desenvolvida uma arquitetura integrada e interoperável, tendo assim uma forte componente de adaptação aos novos desafios do setor em matéria de utilização e partilha de dados, que deve estar alinhada com as melhores práticas e com o estado da arte.