Histórias

Gestão da Vegetação

Enquanto operadora da rede de distribuição, a E-REDES está presente em todo o território continental, gerindo uma rede elétrica aérea com 179 mil quilómetros de extensão, 28 mil dos quais instalados em espaços florestais. 

Manter a Energia, preservando a floresta 

As infraestruturas que compõem as redes elétricas de serviço público são dotadas de utilidade pública e integram-se nas concessões atribuídas à E-REDES. Nos diferentes níveis de tensão (baixa, média e alta tensão), os regulamentos de segurança determinam que a E-REDES tem o dever de realizar a manutenção e garantir a conservação das linhas elétricas, com base numa inspeção regular e metódica, adequada à monitorização do cumprimento das distâncias de segurança, no âmbito da zona de proteção.

Sempre que tais inspeções detetam uma situação de incumprimento das distâncias de segurança das linhas elétricas em relação à vegetação, a E-REDES alerta os proprietários, uma vez que estes têm o dever de garantir que as árvores que existem nos respetivos terrenos não interferem com a exploração das linhas elétricas, dispondo-se a dar apoio à intervenção de modo a que esta decorra em segurança.

Porém, há situações de perigo iminente que impõem uma atuação imediata para reposição das condições da segurança de pessoas e bens e que levam a E-REDES a intervir com urgência.

Utilize a app E-REDES e identifique situações de proximidade de vegetação que possam colocar em causa a segurança da rede elétrica. 

Defesa da Floresta contra Incêndios: um dever, vários visados

Os espaços florestais, enquanto terrenos ocupados com floresta, matos, e pastagens ou outras formações vegetais espontâneas, ocupam uma parte significativa do território nacional. A sua gestão cuidada e criteriosa é fundamental para a segurança, bem-estar e proteção da população. 

No âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a E-REDES tem o dever de constituir faixas de gestão de combustível junto às linhas elétricas de alta e média tensão, em locais estratégicos previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, estando o proprietário obrigado a permitir o acesso à propriedade. 

Inovação ao serviço de todos 

O desenvolvimento de soluções inovadores tem sido, a par da atuação no terreno, uma das prioridades da E-REDES.

Destacamos algumas das principais iniciativas:

  • Inspeção termográfica das linhas elétricas para deteção de pontos quentes através de voos de helicóptero;
  • Levantamento da ocupação do solo para incorporação no sistema de informação técnica;
  • Medição aérea da distância das linhas elétricas face à vegetação através de uma tecnologia a laser incorporada no helicóptero;
  • Inspeção das distâncias de segurança com recurso a drones;
  • Algoritmo preditivo de intervenção.

A procura das melhores práticas, com vista à segurança das redes elétricas, da floresta e das populações, deve merecer o empenho de todos, numa missão conjunta, nomeadamente Autarquias, Proteção Civil e Cidadãos.

Faça o download do folheto digital e fique a saber mais sobre este tema.